sexta-feira, 25 de agosto de 2017

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM EM AÇÃO CONTRA LEISHMANIOSE


Dando continuidade à programação do Mutirão de Controle à Leishmaniose, os Agentes de Endemias de Senhor do Bonfim realizam uma verdadeira mobilização no Bairro Santos Dumont para diagnosticar através de teste rápido, cães com suspeita de Leishmaniose.
Desde o dia 18/07 ate a manhã da ultima quinta feira 24, os agentes já visitaram 153 imóveis com presença de animais suspeitos, 32 exames foram realizados e um caso já foi confirmado em um cão.
As ações estão sendo realizada no bairro Santo Dumont, devido um caso de Leishmaniose em Humano ter sido confirmado.
De acordo com Mozart Santana, agente de endemias do Setor de Controle de Leishmaniose, os testes são procedimentos rápidos que garantem melhor qualidade de vida para os animais. “Estamos felizes por perceber que os donos estão atendendo o nosso serviço em cuidar de seus animais. A saúde dos animais depende muito da consciência de seu tutor”.
Leishmaniose Visceral
Leishmaniose visceral ou calazar é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui. Embora alguns animais como raposas, cães, roedores, tamanduás, preguiças e eqüídeos possam ser reservatório do protozoário. Nas cidades a transmissão se dá comumente por causa do grande número de cachorros.
Sintomas da Leishmaniose Visceral no animal:
– Queda de pelos (alopecia);
– Unhas grandes (onicogrifose);
– Feridas no focinho e nas orelhas;
– Emagrecimento;
– Fraqueza;
– Lacrimejamento.
Sintomas da doença no homem:
– Febre prolongada;
– Fraqueza;
– Emagrecimento;
– Barriga Inchada devido ao aumento do baço e do fígado;
– Falta de apetite;
– Palidez;
– Diarréia.

Se perceber estes sintomas em algum cão procure imediatamente o Agente de Endemias ou seu Agente Comunitário de Saúde para notificar o caso. Se o paciente for um ser humano procure uma unidade de saúde do seu bairro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM RESPOSABILIDADE...

Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...