quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO DOS AGENTES DE ENDEMIAS À POPULAÇÃO BONFINENSE.

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO DOS AGENTES DE ENDEMIAS À POPULAÇÃO BONFINENSE.

Chegamos ao final de mais um ano. Passamos por momentos de alegrias e muitos obstáculos foram superados. Agora é hora de confraternizar na expectativa de um novo ano, com esperanças de grandes realizações em nossas vidas.
Que neste NATAL as Famílias sintam mais forte ainda o significado da palavra "AMOR". Que sejamos iluminados pelas luzes da PAZ, da UNIÃO e da SOLIDARIEDADE, transformando os nossos dias, em dias de felicidade.
É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para Senhor do Bonfim ficar cada vez mais Próspero e o povo cada vez mais Feliz.
É tempo de PAZ, é tempo de um futuro Venturoso. Que as festas Natalinas sejam de FRATERNIDADE em todos os lares, e que em 2016 as Famílias estejam unidas pela PAZ e pelo AMOR.

Feliz Natal, Feliz e Abençoado Ano Novo.
Mensagem dos Agentes de Combate as Endemias, às Famílias Bonfinense.

POLICIAL: VIGILANTE DO INEMA ENCONTRADO MORTO EM LOCAL DE TRABALHO EM BONFIM


Por volta das 23h00min, dessa terça-feira (22), vizinho ouviram um barulho de tiro, vindo das imediações das “escadinhas”, que dão acesso ao Bairro Casas Populares em Senhor do Bonfim.
A vítima identificada por LUIS CARLOS, residente no Bairro Barbosa Santos, foi encontrado morto, dentro de uma sala nas dependências do INEMA de Bonfim.

Ainda não se sabe ao certo as causas, nem a autoria do crime, ou até se foi suicídio, isso será esclarecido pelo Departamento de Polícia Técnica, que está sendo aguardada no local para levantamento cadavérico.

Maravilha Notícias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO DO BABA DO ESTADIO É REALIZADA COM SUCESSO

No ultimo Domingo (20), no estadio municipal Pedro Amorim, aconteceu o ultimo Baba do estadio, comemorada com aquele tão conhecido futebol amador, feito para passar o tempo com esporte e diversão. A Festa de Confraternização do Baba do Estadio, durou todo o Domingo no Clube da ADELBA e foi um sucesso. O último Baba do ano terminou com a Vitoria do time do Boré que venceu o time liderado por Osmar pelo placar de  4 X 3 .

A festa foi festejada com muita Cerveja gelada, feijoada, churrasco, descontração e integração entre os associados. Aproximadamente 40 atletas e suas esposas compareceram no evento. 

O Baba do Estadio que é Organizado pelo grande desportista Vandeilso Silva (Vando), retorna no dia 06 de Janeiro, devido às festas de fim de ano. Aproveitamos o ensejo para desejarmos a todos os desportistas e atletas do Baba,  um Feliz Natal e Prospero Ano Novo. Que Deus nos ilumine.

BONFIM: MAIS UM POSTOS DE COMBUSTÍVEL É ASSALTADO

arma
Por volta das 2h42 da madrugada desta segunda-feira (21), a polícia registrou um assalto ao Posto Santana, localizado no Contorno da BR 407, Senhor do Bonfim.
Segundo informações da 6º BPM, cinco indivíduos ocupando um Siena de cor preta, armados de pistola e encapuzados, rederam o vigilante, arrombaram a porta e roubaram uma quantia de aproximadamente 30 mil reais do estabelecimento.
Diligências foram feitas, mas até o momento ninguém foi preso.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

MANIFESTANTES SE REÚNEM NA PAULISTA CONTRA IMPEACHMENT DE DILAMA

Integrantes de movimentos populares e de centrais sindicais fazem ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, por mudança da política econômica e a favor do afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em São Paulo (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)
Manifestantes se reuniam nesta quarta-feira (16), na Avenida Paulista, em São Paulo, em ato contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT). O protesto acontece três dias depois de uma manifestação contra a presidente da República ocorrer também na Paulista. Às 17h não havia estimativa de público.
Segundo a assessoria de imprensa da PM, a concentração começou às 14h30, no vão livre do Masp. Por volta das 17h30, o grupo ocupava totalmente a Avenida Paulista, em frente ao museu.
Eles iniciaram caminhada em direção à Praça da República, no Centro, segundo a PM. Às 18h40, parte seguia no sentido Centro da Rua da Consolação. No mesmo horário, outro grupo ainda estava na Avenida Paulista, perto da Rua Peixoto Gomide.
Manifestantes descem a Rua da Consolação na tarde desta quarta-feira (Foto: Roney Domingos/G1)
Manifestantes levavam balões dos movimentos. Seis caminhões de som estavam na avenida, dos quais quatro de pequeno porte. Enquanto caminhavam, alguns participantes do ato soltavam fogos de artifício e sinalizadores.
Manifestantes usam sinalizadores durante caminhada na Avenida Paulista (Foto: Roney Domingos/G1)
Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Químicos de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Faixas colocadas no chão durante manifestação na Avenida Paulista (Foto: Karina Godoy/G1)
Os manifestantes também pediam a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Uma faixa com a frase "Fora Cunha" era carregada. Outra faixa de grande porte dizia: "Não vai ter golpe". Outras pautas eram defendidas pelos manifestantes, como o fim do ajuste fiscal.
Camila Tenório Cunha e José Alves de Castro foram ao ato pró-Dilma na Paulista (Foto: Karina Godoy/G1)
"A gente está aqui para defender a democracia, o que estão alegando para tirar a Dilma é porque ela investiu em projetos sociais”, disse a professora Camila Tenório Cunha. Ela afirmou que, apesar de ter Cunha no nome, também pede a saída do presidente da Câmara dos Deputados.
O contador aposentado José Alves de Castro, de 86 anos, também era contra o pedido de impeachment. "Participei da época da ditadura e é um golpe querer tirar a Dilma da presidência."
Um cartaz pedindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é visto durante protesto de movimentos sociais e centrais sindicais na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)

CUNHA MARCA HORÁRIO PARA RECEBER NOTIFICAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

eduardo_cunha
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou para as 17h (de Brasília), de hoje (16), o recebimento da notificação do Conselho de Ética que abre o prazo de dez dias úteis para que ele apresente defesa, por escrito, no processo que investiga quebra de decoro parlamentar. A secretária do colegiado tentou entregar o documento no final da manhã, mas não foi recebida pelo peemedebista, que decidiu formalizar um horário.
Cunha é acusado de receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Entre as motivações que levaram o conselho a aprovar, ontem (15), por 11 votos contra 9, a continuidade do processo contra ele, ainda está o depoimento prestado na CPI da Petrobras, em que ele nega manter contas no exterior.
Caso Cunha não receba a notificação, o Conselho ainda pode fazer duas novas tentativas e, se nenhuma for considerada recebida pelo presidente da Câmara, a mensagem será publicada no Diário Oficial da Câmara para que comece a contar o prazo. A preocupação do presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), é que estas tentativas sejam empurradas até a próxima semana, quando começa o recesso parlamentar. Os prazos são contados apenas em dias úteis e o processo, neste caso, só pode ser retomado em fevereiro do próximo ano.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

HOMICÍDIO NO ALTO DO MUTIRÃO EM BONFIM

Um homicídio foi registrado na noite deste domingo (13), no Mutirão do Alto da maravilha. A vítima foi identificada como José Nilton Francisco Mulato, de 28 anos.
Segundo informações da polícia, ele encontrava- se na Rua Caetano Veloso, Mutirão, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo, e morreu no local. O autor evadiu- se. Diligências foram feitas, na tentativa de prender o homicida, porém sem êxito.

EM NOTA, DIREÇÃO DO COLÉGIO AUXILIADORA LAMENTA MORTE DA MENINA BEATRIZ E DIZ CONFIAR NA JUSTIÇA

A direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, enviou uma nota ao Blog na qual se pronuncia sobre o brutal assassinato da pequena Beatriz Mota, de 7 anos, que comoveu toda a cidade na última quinta-feira (10). Na nota a direção da instituição diz estar acompanhando as investigações e também agradece a todos pela solidariedade.
Acompanhem:
12369015_1025146574173483_3222604311872211780_n (1)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENVIA 17,9 TONELADAS DE LARVICIDA PARA O COMBATE AO AEDES NO NORDESTE E SUDESTE

MS envia 17,9 toneladas de larvicida para combate ao Aedes no Nordeste e Sudeste
O Ministério da Saúde enviou, nesta semana, 17,9 toneladas de larvicida aos estados do Nordeste e Sudeste. Com o objetivo de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, a quantidade é suficiente para tratar 8,9 bilhões de litros de água, o equivalente a 3.560 piscinas. A pasta informou que o produto deve manter as secretarias de Saúde abastecidas. Para o próximo ano, já foram adquiridas mais 100 toneladas de larvicida, que deve garantir o abastecimento até junho de 2016. Entre outubro deste ano e junho do próximo ano, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 10 milhões. A quantidade enviada pelo Ministério da Saúde corresponde à demanda apresentada pelas próprias Secretarias Estaduais de Saúde, levando em consideração a situação epidemiológica local e o histórico de consumo. A orientação é que os órgãos municipais e estaduais verifiquem se a utilização do insumo está de acordo com as normas do Programa Nacional de Controle da Dengue. Além disso, a secretarias devem realizar uma avaliação de risco, utilizando as informações do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

PADRE É ACUSADO DE ROUBAR R$ 3,8 MILHÕES E GASTAR DINHEIRO COM NAMORADO

Um padre americano responde na Justiça por ter roubado mais de R$ 3,8 milhões de duas paróquias e gastado todo o dinheiro com o namorado, um garoto de programa. Segundo o jornal NY Daily News, o sacerdote pagava mil dólares (cerca de R$ 3,8 mil) por sessões de sexo com o rapaz, identificado como Keith Crist. Eles vivem há seis anos um relacionamento com toques sadomasoquistas.
Ainda de acordo com a publicação, Keith exigia que o religioso o chamasse de "Mestre" e bebesse sua urina. O relacionamento entre eles foi denunciado este ano pela ex-namorada de Ketih, Tatyana Gudin, que tinha acumulado fotos e mensagens trocadas entre eles.
O padre, Peter Miqueli, chegou a comprar uma casa em Nova Jersey que custou mais de R$ 1 milhão para morar com o namorado. Usando o dinheiro roubado das duas igrejas que presidia, o sacerdote também teria comprado um BMW e uma banheira de hidromassagem.
Ele também foi acusado de roubar dinheiro doados pelos fiéis para o conserto de um órgão da igreja, e de usar drogas ilícitas. O dinheiro coletado durante a missa era coletado pelo padre e, ao invés de ser depositado em uma conta bancária da igreja, era roubado por Miqueli.    
"Esta ação busca para finalmente colocar um fim a essa conduta verdadeiramente pecaminosa", diz trecho da ação judicial contra o padre Miqueli. No Facebook, fiéis das duas igrejas roubadas pelo religioso começaram uma campanha pedindo que o padre seja afastado.  
"Acima de tudo, queremos que ele seja removido como nosso pastor - seja daqui ou de qualquer outro lugar na arquidiocese. Ele é como um câncer, e a melhor coisa a ser feita com um câncer é erradicá-lo", disse Michael Dowd, advogado que representa os fiéis no processo.  

CRIANÇA DE 7 ANOS É ENCONTRADA MORTA A FACADAS DURANTE FESTA EM COLÉGIO ONDE ESTUDAVA

A morte de uma criança de sete anos durante uma festa na escola onde estudava chocou os moradores de Petrolina, em Pernambuco.
O crime aconteceu na noite da quinta-feira (10). A menina morava com a família em uma chácara em Juazeiro, na diviza com Petrolina.
A menina, Beatriz Angélica Mota, foi ontem à noite para uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora acompanhada dos pais, Lúcia Mota e Sandro Romildo.  
Beatriz desapareceu minutos após o pai, professor de inglês da instituição, sair de perto da família para participar da cerimônia de formatura. A mãe da menina percebeu o afastamento da filha e começou a procurá-la.
 "Já perto do final da festa, quando a banda tocava, o professor Sandro subiu ao palco, já bastante angustiado e começou a chamar pela filha dele, perguntando: 'Bia, minha filha, cadê você? Pessoal, alguém achou a minha filha?'", disse uma testemunha que estava na festa e preferiu permanecer anônima, em entrevista ao G1 Petrolina. O pai da menina teria retornado ao palco e chamado pela filha, avisando que já tinha procurado por ela em todos os lugares.
"Nesse momento, a festa parou, e todo mundo começou a deixar o centro da quadra. Foi quando o pessoal ouviu um barulho, muitos gritos. E as primeiras pessoas que entraram [num depósito de material] já saíram chorando e dizendo que tinham encontrado a menina morta", disse a testemunha.
O corpo de Beatriz foi encontrado em um depósito de material esportivo desativado, que fica ao lado de uma quadra de esportes onde acontecia a formatura. Ela foi esfaqueada diversas vezes no tórax, membros superiores e inferiores.
A faca usada no crime, uma peixeira, foi encontrada crava no abdômen da criança. Em entrevista ao programa de rádio local Nossa Voz, a delegada Sara Machada, responsável pela investigação do caso, disse que testemunhas relataram a presença de uma pessoa desconhecida no local da festa.
"A gente têm informação dessa pessoa estranha, e estamos levantando informações a cerca da identificação dela. Esperamos localizar essa pessoa em breve e esclarecer se ela teve algum envolvimento com a morte dessa criança", disse.
Segundo a delegada, apesar de ainda não ter um laudo definitivo do IML, não há nenhum indício que Beatriz tenha sofrido algum tipo de violência sexual, e que entre as linhas de investigação da polícia está a de que o crime ter sido motivado por vingança contra a família da menina. 
A delegada Sara também fez um apelo para que qualquer pessoa que tivesse informações sobre o caso entrasse em contato com a delegacia de Petrolina. "O crime, que infelizmente aconteceu de forma bárbara, chocou toda a população de Petrolina", concluiu a investigadora.
Câmeras de segurança do colégio e de estabelecimentos próximos estão sendo analisadas pela polícia em busca de pistas sobre o suspeito do crime. Por estar em estado de choque após a morte da menina, a família de Beatriz ainda não foi ouvida pela polícia de Petrolina. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM INTENSIFICAM AÇÕES CONTRA AEDES AEGYPTI.

Agentes de combate às endemias intensificam ações de orientação e prevenção contra o Aedes Aegypti em Bonfim.


Os Agentes de Combate as Endemias de Senhor do Bonfim, através da Vigilância Epidemiológica, continua intensificando ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika vírus. Além da visita às residências e da aplicação do larvicida quando necessário, a ação dos agentes de combate às endemias se estende na orientação, palestras, prevenção do surgimento de focos do mosquito, bloqueios com aplicação de inseticida nos imoveis que tiveram casos confirmados das doenças e faxinassos nas ruas com os maiores números de infestação predial.

A  coordenação de Endemias, informa ainda que o larvicida utilizado para combater a larva do mosquito que estava suspenso em virtude de um problema na aquisição do insumo feita pelo Ministério da Saúde, foi restabelecida temporariamente.

A população também tem um papel fundamental no processo de prevenção e controle da proliferação do Aedes, como a eliminação de recipientes que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. De acordo com os Agentes de Endemias, 15 minutos por semana são suficientes para que famílias façam vistoria em seus imoveis.

Os trabalhos da equipe de agentes composta de 52 servidores segue em ritmo acelerado a fim de conseguirem visitar todos os 36.625 imoveis da sede cadastrados no programa do município o mais breve possível. 

Uma verdadeira força tarefa envolvendo a Secretaria municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários, Secretaria de Administração e Infra-estrutura,  está sendo montada para executar essas ações em tempo estratégico para combater o risco eminente de surto  dessas doenças no município. 

Combater o mosquito é um dever de todos, faça sua parte!
Denuncie focos do mosquito ligando para o telefone 74-3541-8270





segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

JOVEM BÊBADO ESPANCA MEDICO APOS OUVIR QUE TERIA QUE ESPERAR ATENDIMENTO NO RN


Um homem visivelmente embriagado, de porte físico atlético, entrou em uma unidade de saúde, de um município do interior da Bahia, cobrando urgência para uma sutura que tinha na cabeça e provocou uma cena de terror.

De acordo com testemunhas, ao ser avisado que teria que aguardar para ser atendido porque tinham outros pacientes em uma situação mais grave, o jovem se descontrolou, partiu para cima do médico, idoso, com socos e pontapés.

Mesmo com o médico no chão, o jovem continuo a bater e só foi parado após ser contidos por funcionários da unidade de saúde.

O médico saiu com um corte na cabeça, acima do olho, e também precisou fazer uma sutura. 


A Polícia Militar foi acionada e conduziu o agressor até a Delegacia de Plantão de Nova Cruz, município da região Agreste do estado, responsável pela área de Tibau do Sul. De acordo com a Polícia Civil, foi registrado um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO) e o agressor será acusado por lesão corporal leve e desacato ao servidor público em exercício da profissão. O caso vai ser encaminhado para a Delegacia de Canguaretama.

PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM NÃO COMPARECE MAIS PUBLICAMENTE NOS EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNICIPIO

 
A ausência do prefeito Edivaldo Martins Correia nos eventos esportivos do município tem sido comentada em toda cidade. 
Depois de deixar de comparecer na Final do Campeonato Bonfinense promovido pela LDB, o prefeito na manhã do ultimo domingo (06), mais uma vez fez pouco da finalíssima do Centro Social Urbano, competição de maior presença de publico na cidade.
Tendo em vista um grande numero de "lideranças politicas" presente, mais uma vez foi notada a ausência do chefe do executivo municipal, na área externa do campo, comentava-se que Dr. Correia “fugiu” do povo, temendo ser recepcionado com vaias da população indignada com sua gestão.
Enfim, o prefeito não vem aparecendo nos eventos que inclusive receberam apoio da prefeitura municipal. 

14° SALÁRIO PARA OS ACE PUBLICADA PORTARIA 1.939 DE 30/11/15.



PORTARIA No - 1.939, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015

Autoriza o repasse dos valores de recursos federais relativos ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS), a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ao Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único, do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências;
Considerando a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências;
Considerando a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo;
Considerando a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, que regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências;
Considerando a Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para instituir piso salarial profissional nacional e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;
Considerando o Decreto nº 1.232, de 30 de agosto de 1994, que dispõe sobre as condições e a forma de repasse regular e automático de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal, e dá outras providências;
Considerando o Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, que regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do SUS; Considerando o Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015, que regulamenta o disposto no § 1º do art. 9º-C e no § 1º do art. 9º-D da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias;
Considerando a Portaria nº 204/GM/MS, de 29 de janeiro de 2007, que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle;
Considerando a Portaria nº 1.378/GM/MS, de 9 de julho de 2013, que regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, relativos ao Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;
Considerando a Portaria nº 1.025/GM/MS, de 21 de julho de 2015, que define o quantitativo máximo de Agentes de Combate às Endemias passível de contratação com o auxílio da assistência financeira complementar da União;
Considerando a Portaria nº 1.243/GM/MS, de 20 de agosto de 2015, que define a forma de repasse dos recursos da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União; e
Considerando o Relatório do cadastro dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES) referente ao mês de setembro de 2015, resolve:
Art. 1º Fica autorizado o repasse dos valores de recursos federais, relativos ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS), a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ao Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE.
Art. 2º Ficam definidos os valores a serem transferidos mensalmente para os Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, conforme os anexos I a XVII desta Portaria.
Art. 3º Na hipótese de execução integral do objeto originalmente pactuado e verificada sobra de recursos financeiros, o ente federativo poderá efetuar o remanejamento dos recursos e a sua aplicação nos termos da Portaria nº 204/GM/MS, de 29 de janeiro de 2007 e nº 3.134/GM/MS, de 17 de dezembro de 2013.
Art. 4º Nos casos em que for verificada a não execução integral do objeto originalmente pactuado e a existência de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde estaduais, distrital e municipais não executados, seja parcial ou totalmente, o ente federativo estará sujeito à devolução dos recursos financeiros transferidos e não executados, acrescidos da correção monetária prevista em lei, observado o regular processo administrativo.
Art. 5º Nos casos em que for verificado que os recursos financeiros transferidos pelo FNS foram executados, total ou parcialmente em objeto distinto ao originalmente pactuado, aplicar-se-á o regramento disposto na Lei Complementar nº 141, de 3 de janeiro de 2012, e no Decreto nº 7.827, de 16 de outubro de 2012.
Art. 6º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidas nessa Portaria aos respectivos Fundos de Saúde, em conformidade com os processos de pagamentos instruídos.
Art. 7º Os créditos orçamentários de que tratam a presente Portaria correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho - 10.305.2015.20AL - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde.
Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1º de outubro de 2015.

MARCELO CASTRO

EXERCITO INICIA TRABALHO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI NAS RUAS DO RECIFE



Soldados visitam residências para combater Aedes (Foto: Thays Estarque/G1)
Pelos próximos seis meses, 200 militares, entre sargentos, cabos e soldados, ajudarão no combate ao Aedes aegypti na capital pernambucana. Eles apoiarão as equipes de saúde ambiental e controle de endemias do Recife. Com o reforço, a expectativa é que 420 mil residências sejam vistoriadas até o fim da campanha. A ação teve início na manhã desta segunda-feira (7) no bairro de Campo Grande, Zona Norte da cidade.
Com um kit composto por luvas, repelente, protetor solar, lanterna para verificar focos, lavircida e panfletos informativos, os militares têm a autonomia de atuar como agentes ambientais. "Os militares vão em duplas e o agente acompanha supervisionando. Os agentes farão seus trabalhos de campo, visitando os domicílios, mas também apoiando os soldados do Exército", explica o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.
A casa da doméstica Uesme Maria da Silva, 52 anos, foi a primeira a ser vistoriada. Bem receptiva, ela fez questão de salientar que as equipes são bem-vindas. A moradora já teve dengue e chikungunya e garante que se previne de novos focos. "Eu não deixo garrafa virada, a água do cachorro não fica na tigela. Nós fazemos nossa parte, mas tem gente que não faz e acabamos sofrendo por isso", pondera.
Com criança em casa, a diarista Michele Santos, 43 anos, esta preocupada com o estado de emergência. "Todo mundo na rua já teve alguma das três doenças. Imagina se meu netinho pegar?", desabafa. A moradora, que acreditava estar fazendo tudo certo, tomou um susto quando soube que até a água do caranguejo que cria podia ser um foco do mosquito. "Achava que estava toda organizada, mas agora vou ficar mais ligada ainda". Assustada com a situação, Michele tem no Exército a esperança de que tudo mude. "Espero que os militares agilizem a eliminação e o povo possa ficar em paz", encerra.
O casal de aposentados José Pereira, 71 anos, e Maria Pereira, 68, ficam atentos até na água da piscina. "O medo é a água parada. Instalei um cano que fica bombeando água na piscina. Meu neto é meu tesouro e eu não quero que nada aconteça com ele", diz José. Os dois ainda alegam que sempre abrem as portas para as equipes de saúde, mas que a ação do Exército "é ótima", completa Maria.
Além de Campo Grande, a frente de batalha conta com um calendário montado por semana. Nestes primeiros sete dias, o Exército visitará os bairros de Santo Amaro, Alto do Mandu, Iputinga, Areias, Pina, Alto José Bonifácio e Cohab.
O secretário ainda comenta que a batalha ganha 30% de força operacional com a presença do Exército e uma diminuição nos casos de resistência. Ele relata que uma em cada quatro residências não são vistoriadas devido à recusa do próprio morador ou por que não há ninguém no momento da visita. "Nossos agentes já são conhecidos pela comunidade porque aquele mesmo agente percorre as mesmas casas sempre, mas o indivíduo que tem resistência fica mais inibido ao ver os militares e acaba cooperando", completa Correia.
O grupo que está trabalhando em Campo Grande nesta segunda já esteve em ação pelo mesmo motivo no município de Itamaracá, também no Grande Recife, em setembro deste ano. Esse mesmo batalhão ainda atuará em mais 19 municípios até o fim da campanha. "Nós estamos num esforço de guerra, tentando aumentar o poder de combate. Além de contar com o apoio da população, a gente também está contribuindo para que esse mal diminua. A gente quer eliminar os focos e interromper a proliferação das transmissões", afirma o tenente-coronel Swami de Holanda Fontes, do 7º Grupo de Artilharia de Campana.
Para ele, o Exército traz um efeito multiplicador. "São mais pessoas na rua e entrando nas casas e tentando diminuir, se possível acabar, com os focos do mosquito".
A supervisora dos agentes de Saúde Ambiental, Rute Dutra, comemora o reforço que as suas equipes estão tendo. "As pessoas quando veem o Exército tendem a abrir as portas com mais facilidade. Os agentes estão no dia a dia, as pessoas já conhecem, mas é como se os moradores estivessem adormecidos e quando percebem esse tipo de ação ficam mais despertos, ligados, para a situação que estamos vivendo. Eles prestam atenção e percebem que não é brincadeira", acredita.
Exército inicia trabalho de combate ao Aedes aegypti nas ruas do Recife (Foto: Thays Estarque)
Ação
Cerca de 420 mil imóveis devem ser vistoriados durante os 180 dias de atuação dos militares na capital pernambucana. Até sexta-feira (11), outros 500 homens devem entrar em ação em 19 municípios do interior do estado. Os militares vão trabalhar das 8h às 17h, todos os dias da semana, sempre acompanhados de agentes de saúde. Em seis meses, os profissionais irão visitar casas em todos os bairros para identificar focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.

O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – este último, relacionado ao aumento de casos de microcefalia no estado. De acordo com o comandante da operação em Pernambuco, o general Antônio Eudes Lima da Silva, as determinações do Comando do Exército são para que os soldados empreguem todo o apoio necessário solicitado pelo governo.
A parceria entre governo e Exército foi anunciada na última quarta (2). O número foi definido durante reunião entre o Secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa e o Comandante Militar do Nordeste, General Manoel Pafiadache. Os soldados irão atuar como agentes de endemias e serão direcionados de acordo com o Centro Integrado de Informações, local que havia sido usado durante a Copa do Mundo e foi reativado para controle do mosquito.
(G1)

CIRO GOMES, ACUSA MICHEL TEMER DE SER O "CAPITÃO DO GOLPE" CONTRA DILMA

Ciro Gomes acusa Temer de ser 'capitão do golpe' contra Dilma
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acusou neste domingo (6) o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), de ser o "capitão do golpe" do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deflagrado na semana passada na Câmara dos Deputados. A acusação foi feita durante entrevista coletiva no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, em que Gomes, ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, saiu em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff. "Perguntem qual é a opinião do Michel Temer, vice-presidente da República, sobre o fato de seu companheiro, amigo, parceiro, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter contas na Suíça, ser denunciado por crime de formação de quadrilha, de roubo do dinheiro público. Ele não tem uma opinião. Por quê? Porque é íntimo parceiro. E não por acaso o beneficiário imediato dessa ruptura da democracia e dessa imensa e potencial crise para 20 anos. É ele mesmo o senhor Michel Temer, o capitão do golpe", afirmou Gomes. O ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula afirmou que o processo de impeachment tem sido tocado por um "grupo de mafiosos" que estão se utilizando de "protocolos formais" para derrubar a democracia brasileira. Para ele, o "golpe" não tem sido orquestrado apenas pelo PMDB, mas por grupos internacionais de interesses conservadores e reacionários que "cobiçam o petróleo brasileiro". Nesse contexto, Ciro defendeu que é preciso "engolir" os "abusos" do governo atual, em nome da preservação da democracia. "Três anos de um governo que a gente não gosta passam num piscar de olhos", afirmou. "Mas isso nos aponta para segunda grande tarefa: exigir, pedir, suplicar que a presidenta Dilma se reconcilie com valores e grupos sociais que lhe deram a vitória. Porque a sensação grave hoje entre nós é de que fomos enganados. A sociedade esperava uma coisa, ouviu dela uma proposta, e temos a sensação de que estamos recebendo exatamente o oposto", emendou. Na coletiva, o presidente nacional do PDT lançou a pré-candidatura de Ciro à Presidência da República em 2018.

SANTO AMARO VENCE E É CAMPEÃ DO INTERMUNICIPAL 2015

11036454_707541469348020_5956267276319682489_n
Nem o sol escaldante foi capas de atrapalhar a festa santamarense neste domingo (6). Sob forte calor e diante de um estádio lotado, a Seleção de Santo Amaro não decepcionou sua torcida e sagrou-se campeã do Intermunicipal 2015.
O título veio com uma vitória por 3 a 1 sobre Uruçuca. Os gols do triunfo foram marcados por Paulinho, Hiltinho e o artilheiro Marcelo. Dedel descontou para a Seleção visitante.
A diferença de dois gols era justamente o que Santo Amaro precisava para levantar a taça nos 90 minutos, já que no jogo de ida os uruçuquenses haviam vencido por 1 a 0. A vitória dos donos da casa por um gol de diferença levaria a decisão para os pênaltis. Já o empate levaria o título para a cidade do Sul da Bahia.
Com o apito final do árbitro Ademilton Piedade Carigé, uma bela festa se formou no gramado. A Federação Bahiana de Futebol entregou as premiações de campeã e vice-campeã sob uma bonita chuva de fogos proporcionada pelos campeões.
O presidente Ednaldo Rodrigues, o vice Ricardo Lima, a diretora técnica Taíse Galvão, o assessor jurídico Manfredo Lessa, o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, o subdiretor administrativo e financeiro Marcelo Araújo, acompanhados de funcionários da entidade, de presidentes de Ligas e desportistas e do secretário do trabalho, emprego, renda e esporte do Governo do Estado, Álvaro Gomes, que representou o governador Rui Costa entregaram o troféu Altamirando Chaves, o Miranda, à Seleção de Uruçuca. Já Santo Amaro recebeu a taça Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, cantor, compositor e arranjador brasileiro de 78 anos e nascido em Irará, na Bahia.
Ainda foram premiados no final de tarde o artilheiro da competição, Marcelo Cardoso, de Santo Amaro, que balançou as redes 23 vezes e levou para casa sua quarta chuteira de ouro do certame, e o goleiro menos vazado, Juraci, de Uruçuca, que levou apenas seis gols e repetiu o feito de 2014, quando também foi o bola de ouro de melhor goleiro.
O Intermunicipal 2015 chegou ao fim com 290 jogos realizados e 747 gols marcados, uma média de 2,57 gols por partida. O melhor ataque da competição foi justamente dos campeões santamarenses, com 58 gols assinalados.

SÃO JOSÉ CHEGA AO 6º TITULO DE CAMPEÃO DO CSU EM BONFIM

Uma das principais competições esportivas do município foi coroada na manhã deste domingo, 06, com um jogo de final que tirou o folego dos torcedores presente.
 CSU_final
O campo  do Centro Social Urbano de Senhor do Bonfim foi palco, neste final de semana, da grande final do Campeonato de Bairros do CSU 2015. Um grande público acompanhou a partida entre tradicional equipe do São José, do bairro anfitrião, e o estreante Grêmio de Igara .
Disputado debaixo de um sol escaldante, o jogo se mostrou bastante equilibrado. O São José, no primeiro tempo, buscou mais o gol, embora tenha conseguido criar poucas chances claras. A insistência, porém, foi recompensada na segunda etapa da partida, quando, após uma cobrança de falta o lateral Jeieo conseguiu vencer o goleiro Edimar, e abriu o placar para a equipe do São José.
“Fui feliz, ao bate bem a falta. Mas jogador é assim , joga por uma bola. Dedico este gol à minha família”, disse o camisa 6 após o encerramento da partida. O gol do São José acabou sendo o do título, já que, mesmo fazendo uma forte pressão no final do jogo, o time do Grêmio de Igara não conseguiu alterar o placar.
O Presidente da Liga do CSU Javan Pereira,  exaltou o sucesso do torneio. “Senhor do Bonfim e os desportistas devem apoiar esses eventos que tiram das ruas jovens inclusive do mundo das drogas. Hoje temos esta alegria, um campeonato saudável. Agradeço ao público presente por acreditar nesta competição, promovida pela nossa diretoria e as equipes participantes”, disse, ao final da entrega dos troféus de campeão e vice.
O Campeonato do CSU teve a participação de 10 times.  A equipe menos vazada foi a do Nova Geração, sofrendo apenas 3 gols. E o artilheiro do campeonato foi o jogador Tiaguinho do São José com 4 gols durante a competição. Destaque, Luiz Antonio do Grêmio. Diretoria destaque, Audilene do Juventude. Defesa mais bonita, Biê São José.

sábado, 14 de novembro de 2015

VAGAS PARA GRANDE FINAL DO INTERMUNICIPAL 2015 COMEÇAM SER DECIDIDAS DOMINGO (15)

As quatro melhores seleções da Bahia começarão decidir  as vagas para grande final da competição.


PRESIDENTE DA FRANÇA CULPA ESTADO ISLÂMICO POR ATENTADO EM PARIS.

Presidente da França culpa Estado Islâmico por atentado em Paris, diz NYT
O presidente da França, François Hollande, culpou o grupo extremista Estado Islâmico pelos atentados em Paris (veja aquiaqui e aqui), nesta sexta-feira (13). De acordo com o The New York Times, o presidente chamou o ato de um "ato de guerra". "Foi um ato de guerra terrorista cometido por jihadistas armados contra a França", disse Hollande, do Palácio Élysée. "Foi um ato organizado e planejado com a cumplicidade de quem já estava em nosso país", revelou. O presidente não especificou, no entanto, o que fez o setor de Inteligência do país ligar o atentado ao Estado Islâmico. Ainda na manhã deste sábado (14), o grupo extremista reivindicou a autoria dos crimes, confirmando a afirmação de Hollande. No comunicado divulgado pelo Estado Islâmico, o grupo diz que os ataques foram uma resposta contra a campanha militar da França contra ele e os insultos no país contra o profeta do Islã. Afirma ainda que a França continuará como alvo prioritário de futuros ataques se não mudar suas políticas.
 

OS FINALISTAS DO MAIOR CAMPEONATO AMADOR DA REGIÃO SERÃO CONHECIDOS A PARTI DO PRÓXIMO DOMINGO (15)

Acontece na manhã deste domingo (15) às 10h30min, o primeiro jogo das semi-finais do Campeonato do CSU, no Bairro Alto da Maravilha, quando na oportunidade estarão se enfrentando as equipes de SÃO JOSÉ x MARAVILHA.

Caso no tempo normal haja empate, a decisão vai para os pênaltis.

Trio de Arbitragem

Central: Metusalem Muniz
Assistentes: André Batista e Edilson Souza
4º Árbitro: Javan Pereira da Silva

Maravilha Notícias

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

COM O FUTEBOL DE BAIXÍSSIMO NÍVEL O CAMPEONATO BONFINENSE 2015 SERÁ DECIDIDO POR 3 EQUIPES DOS MUNICÍPIOS VIZINHOS

 
O já considerado por grande parte da sociedade desportista de Senhor do Bonfim como o "pior campeonato de todos os tempos",  será decidida por 03 equipes da região.

 Os município de Ponto Novo, Itiúba e Andorinha poderão marcar um feito inédito no "Campeonato BONFINENSE" que não é mais municipal.

As partidas decisivas validas pela semi-final da competição já será decidida a parti do próximo dia 08/11/2015 as 16:00 horas, no Estadio Pedro Amorim.
A equipe do Nacional de carrapichel, unica representante  de Senhor do Bonfim terá que enfrentar e vencer os selecionados de dois municípios para não permitir a grande façanha da LDB que pela primeira vez na história poderá premiar duas equipes de fora na final do Campeonato municipal. 


PRESIDENTE DA CÂMARA DE SENHOR DO BONFIM CHAMA PRE CANDIDATO DO PSOL DE PSICOPATA E OPORTUNISTA

100_0628-horz
O Vereador Laércio Muniz, presidente da Câmara Municipal, Comentou a participação do Pré-Candidato a Prefeito de Senhor do Bonfim pelo PSOL Jamerson Santos, no quadro para quem você tira o Chapéu do programa Girando com a Notícia com Ivan Silva do ultimo domingo dia 01, chamando-o de oportunista.
Segundo Laércio, Jamerson Santos é um burocrata que fica trancado dentro de uma sala do INSS e que por falta de competência nunca foi promovido e  não tem coragem de sequer oferecer um copo com água ou xícara de café aos velhinhos que ali vão à busca de atendimento naquele órgão.O edil disse ainda que o pré candidato do PSOL não tem nenhum serviço prestado a comunidade em nenhuma área e que o mesmo não tem posição politica alguma e de forma oportunista atira  em todos sem respeitar ninguém,segundo o edil, em Brasilia o presidente do PSOL, é envolvido em corrupcção  e aqui em Bonfim Jamersom quer ser o Santinho.
Para o edil, Jamerson é um oportunista que sonha em ser prefeito de Bonfim e que nunca foi àquela casa legislativa discutir os problemas da sociedade pautados em diversas audiências publicas, ali realizadas e que o mesmo nunca foi apresentar suas ideais ou sugestões a fim de ajudar a sociedade,mais fica de forma oportunista atirando para todos os lados, sem  apresentar nenhum serviço  a sociedade bonfinense.
Disse ainda Laércio Muniz, o plano diretor esta em discursão nesta casa, ele nunca veio aqui apresentar suas ideias, a LDO 2016 esta sendo discutido, ele sabe o que é isto? Não vem aqui apresentar nenhuma sugestão para o povo.
BLOG DO CLEBER VIEIRA

BIZARRO: POLICIAL: PRESO PAI QUE ABUSAVA DAS FILHAS NO BAIRRO ALTO DA RAINHA EM BONFIM

Foi preso pela Polícia civil de Senhor do Bonfim, na tarde dessa terça-feira (03), o nacional MOISÉS REIS DIAS, 27 anos, residente a Rua Campina Grande, bairro Alto da Rainha em Senhor do Bonfim.
No dia 19 de janeiro do ano em curso, a mãe adotiva do acusado, registrou queixa na DT/Bonfim, alegando que o mesmo havia abusado de suas filhas, na época uma com 3 e outra com 4 anos.Em depoimento a menina de 4 anos, hoje com 5 anos, afirmou que seu pai teria lhe beijado na boca, agarrado em sua garganta e colocado a mão na boca, além de ter introduzido o dedo na sua vagina, chamada por ela de “siri”.
O delegado solicitou exames que foram realizados nas duas meninas na cidade de Juazeiro, dando positivo, e indicando lesões nos órgãos genitais das crianças.
Solicitada prisão temporária, que foi acatada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, e cumprido o mandado temporário, na tarde dessa terça-feira (3), quando Moisés encontrava-se trabalhando como garçom.
Nosso Repórter Netto Maravilha conversou com Moisés que nega as acusações e alega que sua mãe adotiva, senhora Maria Marli, sofre de depressão, e disse também que a mesma sofre de transtornos, por ter sido abusada sexualmente ainda na sua adolescência.
Ainda na manhã desta quarta-feira (04), Netto Maravilha conversou também com o Delegado Marconi Almino, que afirma ter provas contundentes, suficiente para solicitar a prisão preventiva do acusado, e ainda informou que a negativa do mesmo, é praxe de qualquer um individuo em situação semelhante.
A polícia civil terá 30 dias para finalizar o inquérito, enquanto isso Dr. Almino irá solicitar novos exames, mas ele acredita desde já que Moisés é culpado, até porque, ao tomar conhecimento da queixa, teria ameaçado sua mãe, dizendo que poderia até ser preso, mas que um dia sua mãe iria pagar.
Moisés encontra-se custodiado na DT de Bonfim a disposição da Justiça.
Maravilha Notícias

POLICIA APURA AGRESSÃOA ACUSADO DE ESTUPRO FILMADA NA CADEIA

Brumado: Polícia apura agressão a acusado de estupro filmada em cadeia
A Polícia Civil de Brumado, no sudoeste, investiga uma agressão de detentos contra outro preso acusado de estupro na carceragem da 20ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin). Segundo o site Brumado Notícias, o episódio foi filmado e circulou por redes sociais. Nas imagens, o detento é atingido por socos e pontapés, além de ter sido despido pelos detentos. Um detento também tenta queimar o pé do preso com isqueiro. “Se é estuprador vamos queimar, tem que matar então”, disse um dos agressores. Já outro afirma: “Pra matar não, então vamos desmaiar ele. Do pescoço pra baixo então pode dar um sacola nele”. Ao G1, a polícia informou que tomou conhecimento da agressão no dia 22 de outubro e instaurou um inquérito para apurar o fato. O homem, de 39 anos, estava custodiado por suspeita de estupro em Ituaçu, e depois foi transferido para Brumado. Até o momento, nove presos da carceragem de Brumado foram ouvidos. Ainda não há informações sobre a autoria do vídeo feito dentro da cadeia. 

PREFEITURAS QUE ATRASAR SALÁRIOS DE SERVIDORES PODE FICAR SEM RECEBER VERBAS FEDERAIS

Garantir a estabilidade salarial de servidores públicos municipais em todo o país é o objetivo do projeto de lei do senador Walter Pinheiro (PT-BA). A proposta (PLS 120/2011), que aguarda indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que impede repasses de verbas federais a municípios que atrasarem o pagamento de vencimentos e demais títulos de natureza salarial.
Pelo texto, a restrição de repasse a municípios inadimplentes abrange recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na justificativa do projeto, Walter Pinheiro alega que muitos prefeitos deixam de pagar regularmente os salários, em especial o 13º salário, para priorizar outras despesas das administrações municipais.
“Milhares de servidores públicos municipais têm passado os últimos finais de ano sem contar com o décimo terceiro salário. Muitos deles sequer têm recebido regularmente os salários mensais” acrescenta o parlamentar baiano.
O projeto do senador Walter Pinheiro também será examinado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.

Atraso

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado no início do mês, corrobora com a visão do senador. De acordo com a CNM, 11,1% das cidades brasileiras estão com salários do funcionalismo público local atrasados em quase 40 dias.
As informações constam no estudo intitulado “O cenário financeiro dos municípios brasileiros em final de mandato”, que é resultado de pesquisa realizada pela CNM em 4.773 (85,8%) cidades.

Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...