quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

BAHIAFARMA: TESTES PARA CHIKUNGUNYA DEVEM SER LIBERADO PARA A PRÓXIMA SEMANA

Bahiafarma: Testes para chikugunya devem ser liberados na próxima semana
Única produtora estatal dos testes rápidos da zika, a Bahiafarma deve obter em breve a liberação para fabricar os testes da chikugunya. “Na próxima semana vamos apresentar teste de chikungunya e dengue da Bahiafarma”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Ele afirma que a empresa pública já tem um galpão com espaço aberto para iniciar a produção, mediante algumas adaptações e aquisição de máquinas com os R$ 15,4 milhões do convênio firmado na manhã desta quinta-feira (5) com o Ministério da Saúde.
“Hoje parte do teste é feito na Coréia, com nosso parceiro Genbody Inc., e parte é feito na Bahiafarma. Esse recurso vai permitir a nós internalizarmos 100% da produção e reduzir ainda mais o valor do teste, que é 7 vezes mais barato do que o teste privado. O teste vai ser distribuído pra todo o país”, detalha.
O presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, destacou a parceria com o ministério para possibilitar a ampliação da produção. “Teve uma demanda extraordinária do teste de zika, a gente está realmente abastecendo todo o Sistema Único de Saúde (SUS), e nos tornamos realmente um dos produtores principais dessa parte de arboviroses.

O ministério está nos apoiando aí, tem sido um parceiro, e tem aumentado ainda mais essa parceria com ações e agora ainda mais com esse recurso para a ampliação da nossa capacidade produtiva”, destaca, acrescentando que a produção deve aumentar rapidamente. “Porque a demanda é cada vez maior, não há outro produtor público nacional para os testes de dengue zika e chikugunya, então a responsabilidade é nossa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM RESPOSABILIDADE...

Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...