quinta-feira, 20 de outubro de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO NO CENTRO E ZONA RURAL DE BONFIM


Os Agentes de Combate as Endemias através da Vigilância Epidemiológica e Secretaria municipal de saúde vêm desenvolvendo rotineiramente ações de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI, tramissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Alem das visitas domiciliares que consiste em avaliar os imóveis e orientar a população em relação aos criadouros do mosquito conscientizando os moradores sobre a prevenção e dos riscos que essas doenças trazem, os agentes de endemias vem intensificando outra ações para combater e eliminar o mosquito em sua fase de larvas e adulto.

Na tarde da ultima quarta-feira (19), dois bloqueios fumacê com bomba intercostal foram realizados no povoado de Baraúnas e na rua José Dionisio no centro de Senhor do Bonfim, onde dois casos de Chikungunya foram confirmados.

A parti da próxima segunda-feira (24), os Agentes de Combate as Endemias estarão divulgando bairros e ruas que irão atuar e as ações que serão desenvolvidas.

PAPEL FUNDAMENTAL DA POPULAÇÃO

Para combater o mosquito, não bastam as ações promovidas pelas autoridades do município. É necessária também, a colaboração dos moradores. A população deve se juntar na luta contra a DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VIRUS com pequenas ações que podem prevenir a transmissão da doença. Toda pessoa pode fazer a sua parte nessa guerra contra o mosquito.
É importante tomar cuidado com materiais jogados em nosso próprio quintal, que possam abrigar focos do Aedes Aegypti. Deve-se tomar precauções para a eliminação de vestígios de larvas do mosquito em nossas casas.
Entre elas estão:
1.    Evitar o acúmulo de lixo, colocá-lo em sacos plásticos, manter as lixeiras bem tampadas e não jogar entulho em terrenos baldios. Jogue o lixo no lixo.
2.    Deixar ralos cobertos por telas e observar se estes não estão entupidos.
3.    É recomendado que garrafas, baldes e latas sempre estejam de cabeça para baixo.
4.    Lave com frequência as vasilhas de água e comida de animais.
5.    Evite deixar acumular água na parte de baixo dos bebedouros.
6.    Não deixar acumular água em materiais descartáveis, vasos de plantas, pneus, ou qualquer local em que possa ficar resíduo de água parada.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

Coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas. Ou os lave regularmente com uma escova, água e sabão. No caso de plantas aquáticas, jogue fora a água, limpando o vaso com a ajuda de uma escova, acrescentando sabão e enxaguando-o logo em seguida. Faça isso uma vez por semana.
Caixas d’água também merecem cuidado especial, e devem estar sempre bem tampadas. O mesmo cuidado com tonéis e outros tipos de depósitos, em que se faz necessária a limpeza com água e sabão.
As calhas são outras que precisam ser limpas com frequência, pois, qualquer obstrução na passagem de água, pode empoçar, virando um possível foco do mosquito.
O cuidado com piscinas se faz regularmente, tratando-as com cloro. E caso não houver o uso, esvazie-a, não deixando para trás vestígios de poças d’água.

Denuncie focos do mosquito no telefone- 3541-8270

COMBATER O MOSQUITO É UM DEVER DE TODOS, FAÇA SUA PARTE!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM RESPOSABILIDADE...

Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...