quarta-feira, 29 de junho de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM AÇÕES NO DISTRITO DE QUICÉ EM BONFIM

Dando continuidades às ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti na Zona Rural de Senhor do Bonfim, os Agentes de Combate a Endemias vem realizando vários mutirões disponibilizado o tratamento com aplicação de larvicida e bloqueando os focos do mosquito com a bomba de Ultra Baixo Volume (UBV). O objetivo é reduzir possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, em todo o município.
Essas Ações se deram após a coordenação de Endemias ter criado um cronograma de ações contemplando também a população da zona rural que não eram atendidas desde julho de 2014. Conforme as novas orientações, todas as quarta-feira o efetivo de profissionais em sua totalidade atenderão exclusivamente localidades da zona rural.
Na manhã desta quarta-feira (29), as ações foram realizadas no distrito de Quicé, onde os agentes foram recebidos pela população de braços aberto. Dezenas de focos contendo larvas do mosquito foram tratadas e eliminadas.
Para realização dessas ações os Agentes de Endemias tem contado com apoio das secretarias de Saúde, Educação, Infra-estrutura e Vigilância Epidemiológica.
“Estamos enfrentando ainda uma pequena dificuldade na disponibilidade dos transportes, no entanto, a alegria que a população tem nos recebido e a animação do nosso grupo em poder oferecer de volta os nossos serviços a população da zona rural tem sido o alimento mais que necessário para enfrentar as pequenas dificuldades encontradas no campo”, disse o agente Marlon.
Combater o mosquito é dever de todos, colabore e faça sua parte!












terça-feira, 28 de junho de 2016

GOVERNO PUBLICA LEI QUE PREVÊ ENTRADA FORÇADA EM IMOVEIS CONTRA AEDES.

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou a lei que determina medidas de combate ao aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como zika, dengue e chikungunya. Publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28), a Lei Nº 13.301 autoriza a entrada forçada em imóveis para eliminação de focos do mosquito, medida que já era prevista por uma medida provisória de 29 de janeiro.

A regra também determina a criação do Programa Nacional de Apoio ao Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes (Pronaedes) para financiamento de projetos de combate à proliferação do mosquito.

VETO DE ISENÇÃO FISCAL


Temer, porém, vetou os artigos que previam incentivo fiscal para pessoas físicas e pessoas jurídicas dispostas a fazer doações para projetos de combate ao mosquito, como aquisição de insumos de controle do vetor, investimento em saneamento básico, pagamento de serviços de vigilância, campanhas educativas, capacitação de profissionais, entre outras. O texto original previa dedução de até 1,5% do imposto devido no caso de pessoas físicas e 1% no caso pessoas jurídicas.
Também foi vetado o artigo que previa isenção de impostos para produtos relacionados ao combate ao mosquito: repelentes à base de icaridina, DEET e IR355, inseticidas e larvicidas aplicados no combate ao aedes aegypti e telas de proteção contra o mosquito.

Em despacho também publicado no Diário Oficial da União desta terça, Temer justificou os vetos observando que "embora meritórios, representariam renúncia de receita, indo de encontro ao esforço de equilíbrio das contas públicas".

ENTRADA FORÇADA 


A lei determina que agentes públicos podem realizar o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares para eliminação de focos de mosquito em três situações: quando o imóvel está com sinais visíveis de abandono; quando, após duas visitas, não for possível localizar alguém que permita a entrada no imóvel ou quando houver uma recusa em permitir a entrada do agente público.

A Medida Provisória Nº 712, de 29 de janeiro de 2016, já previa a entrada forçada em imóveis para combate ao aedes, mas determinada que o ingresso forçado ocorreria somente em casos de abandono ou ausência, não de recusa explícita.

Ainda de acordo com a nova lei, estão previstas visitas a imóveis nos sábados, realização de campanhas educativas, universalização de acesso a esgoto e água potável, incentivo a desenvolvimento de pesquisas e incorporação de novas tecnologias de vigilância em saúde.

A lei inclui como uma das medidas fundamentais para contação das doenças provocadas pelo aedes aegypti a permissão de dispersão por aeronaves de produtos para combate ao mosquito, desde que com "aprovação das autoridades sanitárias e comprovação científica da eficácia da medida"

A lei determina ainda que bebês com microcefalia em decorrência de doenças transmitidas pelo aedes aegypti têm direito ao benefício de prestação continuada, concedido a pessoas com deficiência, por até três anos. O valor do benefício é de um salário mínimo. Além disso, mães com filhos com microcefalia terão o direito a licença-maternidade de seis meses.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO NOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO

Os Agentes de Combate as Endemias através da Vigilância Epidemiológica, vem desenvolvendo rotineiramente ações de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus em Senhor do Bonfim.
Alem das visitas domiciliares que consiste em avaliar os imóveis e orientar a população em relação aos criadouros do mosquito conscientizando os moradores sobre a prevenção e dos riscos que essas doenças trazem, os agentes de endemias estão realizando outras ações que trata e elimina o mosquito em sua fase de larvas e adulto.
Uma delas é o tratamento em pontos considerado estratégico pelos profissionais do Programa de controle da dengue (PCFAD) principalmente no período de concentração e aumento no numero de visitantes que chegam de diversas regiões do país para curtir o São João na região oferecendo um maior risco de transmissão das doenças causadas pela picada do mosquito.
Nas ações estão sendo visitadas e tratadas repartições como: Hospitais, Clínicas, Bancos, Escolas Municipais e Estaduais, Repartições públicas e privadas como o Direc 28, CAPS, instalações do antigo DERBA, entre outras.
Na manhã desta quarta-feira (22), os Agentes estiveram realizando um bloqueio fumacê com a bomba costal UBV, nas instalações da Rodoviária Municipal, Garagem da Empresas de transporte intermunicipal.
Na tarde da ultima terça-feira (21), foram realizados os tratamentos, focal e Peri - focal no Complexo Policial e DETRAN, imóveis, situados na BR 407, onde, dezenas de focos e centenas de mosquitos em fase adulta, foram exterminados.
A partir da próxima segunda-feira (27), após o recesso dos festejos juninos os Agentes de Combate as Endemias estarão divulgando as localidades da zona rural que irão atuar e as ações que serão desenvolvidas.
Vale ressaltar que durante o feriado prolongado a população deverá denunciar focos do mosquito pelo telefone- 3541-8270.
Combater o mosquito é um dever de todos, faça a sua parte.










BONFIM: MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA JUSTIÇA SUSPENDER SHOW DE CICINHO DE ASSIS NO SÃO JOÃO DE BONFIM


"O Ministério Público do Estado da Bahia pediu à Justiça a suspensão do show do artista “Cissinho de Assis”, programado para o próximo dia 23 de junho de 2016, durante a celebração dos festejos juninos do Município de Senhor do Bonfim. Segundo o Promotor de Justiça responsável pela medida, a apresentação foi orçada em valor quase seis vezes superior a uma performance do mesmo artista realizada, há menos de um mês, no parque da cidade de Senhor do Bonfim, sem que a administração pública tivesse externado qualquer razão idônea para justificar a diferença, considerada desproporcional e ofensiva ao princípio da economicidade. Apontando também inconformidades na condução do respectivo procedimento de inexigibilidade de licitação, o MP requer ainda, em caso de execução do evento, a condenação do Prefeito e da empresa contratada a ressarcirem os cofres públicos. A iniciativa é resultado de fiscalização do Ministério Público no tocante aos gastos com festividades e, seguindo recomendação da Procuradoria-Geral de Justiça, os contratos firmados para apresentação dos demais artistas e montagem da estrutura da festa também são alvo de análise específica por parte da instituição que adotará, se constatadas irregularidades, as medidas judiciais cabíveis"

Missão do MPBA: Defender a sociedade e o regime democrático para garantia da cidadania plena.

ASCOM MP- SR. BONFIM

quarta-feira, 15 de junho de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM IRÃO VISITAR MAIS DE 100 REPARTIÇÕES PUBLICAS E PRIVADAS EM AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI‏

Numa ação Coordenada pelos Agentes de Combate as Endemias, através da Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde, os Agentes de Endemias começaram a inspecionar na tarde desta quarta-feira (15), repartições publicas e privadas do município de Senhor do Bonfim.
Mais de 100 repartições serão vistoriadas, numa estratégia de combater o mosquito Aedes Aegypti.
A ação terá como objetivo principal evitar que o mosquito Aedes Aegypti se prolifere no período em que comemoramos os festejos juninos, onde partes destas repartições ficam fechadas durante o feriado prolongado, ao tempo que, durante essas inspeções será realizada aplicação de larvicidas em locais férteis como depósitos de águas paradas e a eliminação de possíveis focos do mosquito.
Na ação serão inspecionados Hospitais, Clínicas, bancos, Escolas Municipais e Estaduais, Repartições públicas e privadas como o Direc 28, CAPS, instalações do antigo DERBA, entre outras.
Na tarde de hoje (15), os Agentes estiveram vistoriando as instalações do Banco do Nordeste após atenderem uma denuncia e constatarem a presença do mosquito.
Um bloqueio fumacê com uso da bomba costal foi realizado para eliminar o foco.
A Coordenação de Endemias destaca essa ação de extrema importância para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, como também uma forma pedagógica para que cada repartição, cada cidadão sinta-se no dever de cuidar melhor de seus locais de trabalho, no que diz respeito aos cuidados com a limpeza e eliminação de locais propícios à proliferação do mosquito.
Na manhã desta quarta-feira (15), dando continuidade as atividades na zona rural do município, os Agentes de Endemias estiveram visitando o distrito de Tijuaçu, onde centenas de depósitos de água contendo larvas do mosquito foram tratados e eliminados.
Se o pode matar, ele não pode nascer!





quarta-feira, 8 de junho de 2016

BONFIM: AGENTES DE ENDEMIAS EM AÇÃO, NO DISTRITO DE MISSÃO DO SAHY.

A zona rural do município de Senhor do Bonfim, vem recebendo uma atenção especial nas ações de conscientização e prevenção à dengue, chikungunya e do zika virus.
As atividades educativas que inclui tratamento com aplicação de larvicida e bloqueio com bomba costal ultra baixo volume na zona rural, voltaram a ser realizadas desde a semana passada quando os Agentes de Endemias em parceria com a Vigilância Epidemiológica e setores da Administração reiniciaram essas ações nas localidades de Carrapichel, Estiva e Itapicuru.
Conforme o novo cronograma de ações, as visitas dos agentes na zona rural serão realizadas duas vezes por semana, sempre às quartas e quintas-feiras.  
Na manhã desta quarta-feira (08), os agentes de endemias estiveram visitando o distrito de Missão do Sahy, onde centenas de focos contendo larvas do Aedes Aegypti foram tratados e eliminados.
Amanhã (09), as visitas serão realizadas nos povoados da Fazenda Barro e Ladeira do Coité.
As atuações serão estendidas para mais 30 localidades rurais, dentre elas os distritos de Igara, Tijuacu, Quice e Baraunas.
A coordenação de endemias orienta os moradores a ficarem atentos: Nas visitas ás residências os agentes de endemias estão devidamente identificados com camisa, crachá e mochila do programa nacional de combate as endemias.


Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer!






quinta-feira, 2 de junho de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE BONFIM VOLTAM ATUAR NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO

Os Agentes de Combate as Endemias, por meio da vigilância Epidemiológica, voltaram a realizar visitas domiciliares nas comunidades da zona rural de Senhor do Bonfim.
Dando continuidades às ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, os Agentes de Combate a Endemias irão realizar vários mutirões em toda a zona rural disponibilizado o tratamento com aplicação de larvicida e bloqueando os focos do mosquito com a bomba de Ultra Baixo Volume (UBV).
O objetivo é reduzir possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, em todo o município.
Para isso, desde o inicio do mês de maio, a coordenação de endemias, criaram um novo cronograma de ações de combate as doenças tanto na sede como todos os distritos, povoados e fazendas do município.
Conforme as novas orientações, todas as quarta-feira o efetivo de profissionais em sua totalidade atenderão as localidades da zona rural. Na manhã da ultima quarta-feira 01, as ações foram realizadas nas localidades de Carrapichel, Estiva e Itapicuru.
 Dezenas de focos foram eliminadas e tratadas.
Os Agentes de Endemias contam com total apoio das secretarias de Saúde, Educação, Infra estrutura e Vigilância Epidemiológica.  
Segundo os coordenadores José Rodrigues e Anderson Luz, “nas localidades rurais o número de casos registrados tem aumentado. Por isso, além da visita domiciliar com o tratamento, a equipe está realizando um trabalho educativo com orientações e panfletos. No processo, a ajuda dos moradores, quanto à manutenção da limpeza das áreas onde ocorre risco de proliferação, é de fundamental importância”.

O mosquito não é mais forte que o país inteiro, colabore e faça sua parte!






Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...