quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS INTENSIFICAM COMBATE A DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA EM BONFIM

Os Agentes de Combate as Endemias de Senhor do Bonfim, vem realizando no município um conjunto de ações no combate a proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI transmissor dessas doenças, entre elas o bloqueio “fumacê” que consiste em pulverizar em um raio de ate 50 metros dos imóveis onde tiveram casos confirmados de dengue chikungunya e zika vírus.

Com o objetivo estratégico de que os bloqueios mostrem resultados mais eficientes e com menor brevidade, os agentes de endemias informam toda população que os horários para as aplicações do inseticida usado para eliminar o mosquito em fase adulta será alterado.
Os bloqueios “Fumacê” que antes eram realizados no período da manhã passarão ser realizados no final da tarde a parti das 16:00hs , momento em que o mosquito sai para picar a população.

Na próxima quarta-feira (24), as 16:00hs, os agentes de endemias realizarão um grande bloqueio em partes das ruas Fernando Jatobá, Engenheiro Buriti,Manoel Novais, Bom Jardim, Morgado e Vilebaldo Viana.

Os agentes informam ainda, que a populações alem de abrir portas e janelas devem retirar roupas do varal e pássaros das varandas no momento da aplicação do inseticida.

Visitas domiciliares, palestras nas escolas, bloqueios fumacê, atendimento de denúncia e faxinaços tem sido as ações praticadas diariamente pelos ACEs de Senhor do Bonfim na luta contra proliferação do mosquito AEDS AEGYPTI.

A melhor forma de se evitar as doenças é combater os focos. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS!





sábado, 20 de fevereiro de 2016

SAÚDE: GRANDE MUTIRÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI FOI REALIZADO NA GAMBOA

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes de Combate as Endemias, realizaram na ultima sexta-feira (19), o primeiro grande faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da AEDES AEGYPTI no bairro da Gamboa e imediações. A ação de combate ao mosquito partiu da iniciativa popular da comunidade após levantamento do indicie de infestação predial apresentado aos representantes de bairros e localidades do município. A mobilização que saiu as 9:00hs da Praça Nova do Congresso percorreu as principais ruas que apontavam maiores riscos de proliferação do bairro, sendo concluída na rua Alberto Torres. O cronograma de faxinaços faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento recomendado pelo Ministério da Saúde a todos os municípios Brasileiros. Projeto de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, e Zika Vírus, envolve todas as secretarias municipais.
Cerca de 150 pessoas entre, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, alunos do Grupo de Ecologia da UNIVASF e alunos do IF BAIANO Campus de Senhor do Bonfim, participaram da ação. Alem do faxinaço foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito. Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.
Uma grande quantidade de lixo e de objetos que acumulam água foram eliminados na ação.


Dengue, Chikungunya e Zika. O perigo aumentou e a responsabilidade de TODOS Também. Evite água para!






quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

FORÇA TAREFA CONTRA TRÍPLICE EPIDEMIA ENVOLVE ACOES DE TODAS AS SECRETERIAS MUNICIPAL DE BONFIM

Força-tarefa contra DENGUE,CHIKUNGUNYA,ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA envolve ações de todas as secretarias municipais de Senhor do Bonfim.
aedes 1

A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim reuniu, na última quarta-feira (17), com a Coordenação de Endemias, Câmara de vereadores, Vigilância Epidemiológica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), e com as secretarias de Administração, Infra-estrutura, Meio Ambiente, Educação, Ação Social, para acordarem sobre o Plano de Contingência de Combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, já que todas essas doenças são provocadas por um transmissor em comum, o mosquito Aedes Aegypti. 
aedes

O encontro realizado na sede da secretaria de saúde do município tinha por objetivo estabelecer estratégias de organização dos serviços pertinentes ao combate às epidemias e o envolvimento da sociedade civil nas mobilizações. 

Entre as medidas emergenciais estão campanhas de mobilização nas ruas e escolas, com distribuição de panfletos, manejo ambiental nos principais bairros da cidade e instruções com os cuidados do quintal, calhas, cisternas abertas e lixo jogado nas ruas, terrenos baldios e dependências domiciliares.

Na reunião ficou definido o Mutirão de Limpeza em parceria com a comunidade, que acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 08:00, com saída da Praça Nova do Congresso em direção ao bairro da Gamboa. Já no sábado 9:20, acontecerá panfletagem na Feira Livre.

De acordo com o Coordenador de Endemias, José Rodrigues para evitar novos casos de contaminação o plano também vai agilizar as visitas em locais propícios para proliferação, como os terrenos baldios, com ação de recolhimento das sujeiras nos “faxinaços”. “Nas casas fechadas serão procurados os responsáveis, caso não encontre o Ministério Público será acionado”, explicou. 

O Controle de Endemias informa que a cidade precisa ter cuidados redobrados, devido ao grande numero de pessoas com resultados confirmados das doenças. 

A Secretária de Saúde do Município, Ana Laura Curci, disse que o plano desenvolvido pelo município visa capacitar inicialmente um Articulador indicado por cada secretaria envolvida com orientações básicas do combate ao mosquito para trabalhar todas as áreas de prevenção.

170 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já iniciaram a capacitação para atuarem como Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Plano de contingência deve contar com profissionais de todas as áreas, não só da saúde.

Os Agentes de Endemias alerta a todos os moradores que precisam cuidar de suas casas que em caso de difícil acesso ou suspeita de risco a população deve ligar para o disque dengue no telefone (74) 3541-8270 e denunciar o caso.

COMBATER O MOSQUITO É UM DEVER DE TODOS, UNIDOS SOMOS MAIS!


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM DIVULGAM RELATÓRIO DAS AÇÕES CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO PERÍODO DO CARNAVAL.

Com o objetivo de eliminar criadouros e prevenir contra a dengue, chikungunya e zika , Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, A Secretaria Municipal de Saúde integrada por agentes, controle de endemias e Vigilância epidemiológica de Senhor do Bonfim realizaram uma operação intensiva de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação começou na ultima sexta-feira (05) e se estendeu ate o ultima quarta-feira (10). Com o Objetivo de atenderem as denúncias da população em imóveis fechados, terrenos baldios, residências com caixa d”água de difícil acesso e destampadas, dezenas de domicílios foram inspecionados pelos agentes tanto na sede como na zona rural.  

No atendimento dessas denuncias, os moradores foram informados dos cuidados que devem ter em suas comunidades e da importância da mobilização que todos devem ter contra a proliferação do mosquito.

Centenas de focos com larvas do mosquito foram tratados e eliminados em espaços públicos do município, que possivelmente servia de criadouro do aedes. Durante o feriadão de carnaval, também foram realizados bloqueios “fumacê” em diversas ruas com o objetivo de eliminar o mosquito em fase adulto possivelmente infectado com as doenças. Os bloqueios consistem em atingir um raio de 50 metros do imóvel que apresentam casos confirmados de Dengue, Chikungunya ou Zika vírus.

Nos espaços públicos como Estação ferroviária, Antigo Chafariz, Antiga instalações do DERBA, Cemitério Jardim da saudade, São Lazaro e São Marcos, foram encontrados focos contendo larvas do mosquito.

Ainda que os Agentes realizem o controle mecânico eliminando esses possíveis criadouros, a conscientização da população é fundamental para que a situação dessas doenças seja controlada no município.
Tendo em vista as importantes informações colhidas pelos Agentes de Endemias através do disque dengue (74) 3514-8270, o atendimento será estendido por tempo indeterminado visando buscar mais informações de áreas e casas abandonadas que servem de criadouro do mosquito.


Combater o mosquito é um dever de todos, colabore e faça sua parte.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM REALIZARÃO OPERAÇÃO CARNAVAL CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

Objetivo é eliminar criadouros e prevenir contra o dengue, chikungunya e zika

Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, A Secretaria Municipal de Saúde integrada por agentes, controle de endemias e Vigilância epidemiológica  de Senhor do Bonfim realiza uma operação intensiva de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação começou nesta sexta-feira (05), nas visitas mensais aos cemitérios municipais. O objetivo é fazer o acompanhamento da situação, verificar a presença de possíveis criadouros e eliminá-los. Cemitérios são considerados Pontos Estratégicos, que são locais que podem apresentar grande quantidade de recipientes em condições favoráveis a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e por isso devem ser visitados pelo menos uma vez por mês.Centena de possíveis criadouros de larvas dos mosquitos tem sido encontrada nesses espaços em todas as visitas que realizamos, então é necessário que a população contribua em não colocarem recipientes que possam acumular água tendo em vista a situação que estamos vivenciando no país disse Edson Silva Agente de endemias.

Mesmo com toda a divulgação feita pelos Agentes de Endemias com apoio dos órgãos de imprensa e a manutenção diária feita nos cemitérios, os Agentes de Controle e Combate à Dengue e outras Endemias continuam encontrando possíveis criadouros no local. Vasos e recipientes com água parada, flores embrulhadas em papel celofone, pratos debaixo dos vasos de plantas são erros básicos que são abordados em todas as ações educativas, seja no casa a casa, em escolas ou empresas. Ainda que as Agentes realizem o controle mecânico eliminando esses possíveis criadouros, a conscientização da população é fundamental para que a situação da dengue continue controlada no município.

OPERAÇÃO CARNAVAL

Para ampliar o cuidado na proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor de dengue, zika e chikungunya, os moradores de Senhor do Bonfim contam com um número de telefone para denúncias. O Disque Dengue recebe informações sobre situações de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – para que as equipes de Agente de Combate a Endemias (ACE) tomem providências. As denúncias também podem ser feitas por mensagem de texto. O serviço funcionará durante todo o período de carnaval e a população deve ligar para o telefone (74) 3541-8270 é informar as residências, terrenos baldios, órgãos públicos que apresentam risco de proliferação do mosquito. Alem de atenderem as denuncias os Agentes estarão dando continuidade aos Bloqueios “fumacê” em residências e localidades que tiveram casos confirmados das doenças. 

Combater o mosquito é um dever de todos, colabore faça sua parte!




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM CONQUISTARAM O DIREITO DO PISO SALARIAL NACIONAL R$ 1014,00.

Agentes de endemias de Senhor do Bonfim conquistaram o direito do piso salarial nacional de R$ 1014,00.
Foi com alegria que a prefeitura municipal de Senhor do Bonfim, anunciou para os Agentes de controle de endemias a conquista do piso salarial nacional que, há muitos anos, era reivindicado pela categoria. O anuncio aconteceu na tarde desta segunda-feira, no gabinete da Prefeitura. Na oportunidade, os servidores receberam a notícia junto com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Senhor do Bonfim (Sismusb), Sonia Lucia, Raimundo Nonato Oliveira, representantes da Associação Dos Agentes de Endemias (AACE), Marlon Reis, João Cardoso, representados por, Dr. Lúcio Flavio Sá Advocacia e consultoria (UGT), presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), e Secretária municipal de saúde Ana Laura, o secretário de finanças Manoel Neto, dos procuradores do município Dr. Antonio Gonçalves, e Rodrigo Martins.  
Segundo o acordo, será a partir de Janeiro que estes servidores poderão contar com o aumento salarial, que os iguala ao piso estabelecido nacionalmente. Cada servidor passará a ter uma remuneração mensal no valor de R$ 1014,00. “São 52 servidores que conquistaram este direito a partir de um trabalho bem elaborado e estudado para que não houvesse grandes impactos financeiros para o município. Com cautela buscamos sempre priorizar a satisfação profissional de nossos servidores”, disse Manoel Neto Secretário de finanças.

A fixação do piso salarial acontecerá através de uma folha complementar junto com o salário do mês de janeiro de acordo com os termos da Lei federal 12.994/2014 que estabelece o valor de R$ 1.014,00. Os agentes de endemias recebiam salário de R$ 992,00.

Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas Moro repreendeu: ‘Melindra alguém cujo apoio é importante’

Terça-feira, 18 de junho de 2019 Lava Jato fingiu investigar FHC apenas para criar percepção pública de ‘imparcialidade’, mas...